sexta-feira, 28 de maio de 2021

Variante de Manaus já circula em oito cidades da Paraíba


Amostras colhidas até o dia 22 de maio confirmaram a circulação da variante P1, também conhecida como variante de Manaus, em oito cidades da Paraíba

De acordo com o Boletim Epidemiológico (BE) da Covid-19, foram identificadas 19 linhagens do vírus em circulação no estado e das 20 amostras sequenciadas, todas são da linhagem P.1.

Os casos já confirmados da variante P1 estão divididos entre residentes de oito municípios: João Pessoa (12), Conde (02), Ingá (01), Boa Vista(01), Cabedelo (01), Carrapateira (01), Sousa (01), Pedras de Fogo (01).

Dos 20 casos, 19 tiveram evolução para a cura, e um caso para óbito, no dia 12 de março. O paciente tinha 34 anos, era do sexo feminino e não apresentava comorbidade.

Atualmente, 168 amostras já foram enviadas para sequenciamento no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), que é a unidade de referência, na Paraíba, para a análise das amostras coletadas para o diagnóstico da Covid-19

O Lacen analisou ainda nos últimos dias mais de 350 amostras enviadas e afirmou que ainda não há circulação detectada da variante indiana no estado, denominada B.1.617, conforme apurou o Notícia Paraíba.

Os médicos detectaram a variante P.1 pela primeira vez em 10 de janeiro em Manaus. Ela possui 17 mutações, três das quais estão na proteína spike. São provavelmente estas últimas que fazem com que o vírus possa penetrar mais facilmente nas células para então se multiplicar.

Estudo recente indica que essa linhagem provavelmente possua maior transmissibilidade e capacidade de infecção.

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only