terça-feira, 25 de maio de 2021

Paraíba continua com abertura de leitos Covid-19, mas governador alerta para limitação de profissionais: “Não adianta abrir leito e não tiver ninguém para acompanhar o paciente”


A Paraíba continua abrindo leitos em unidades de saúde para tratamento de pacientes com Covid-19, mas o governador João Azevêdo (Cidadania) alertou para a limitação de equipe de profissionais para atender os pacientes. Por conta disso, pede a população que mantenha os cuidados preventivos contra o coronavírus, para evitar que o Estado sofra com a falta de profissionais de saúde.

Atualmente a ocupação dos leitos no Estado é de 70% nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), sendo em algumas regiões mais e outras menos. “Desde a retomava que nós continuamos a abertura de novos leitos”, destacou, como o ClickPB acompanhou, durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM, desta terça-feira (25).

Quase 50 leitos estão sendo abertos no Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa onde funcionava a parte administrativa. Além disso, está reforçando nas unidades do Sertão para evitar que o sistema entre em colapso. No entanto, lembra da limitação de profissionais de saúde para acompanhar os pacientes com Covid-19 nos leitos hospitalares.

“Sempre digo que essa possibilidade e capacidade de abertura de leitos está limitada uma parte que é de equipamentos, que essa você pode resolver, mas tem outro problema que é muito sério que é equipe, que é pessoal, médico, enfermeiro, psicólogo, fisioterapeuta, auxiliar de enfermagem. Nós temos que ter equipe. Não adianta abrir leito, colocar cama e não tiver ninguém para acompanhar o paciente. Essa é a grande dificuldade que logo logo a gente vai estar enfrentando se não tivermos o devido cuidado”, frisou.

Aline Martins – ClickPB

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only