sexta-feira, 21 de maio de 2021

Matureia-PB: Idosos de 63 anos recebem 2ª dose da vacina contra Covid-19


Nesta quinta-feira (20), idosos de 63 anos receberam a 2ª dose da vacina contra a covid-19 na Unidade Municipal de Saúde. Ao todo, foram 23 idosos vacinados.

Todos os idosos de Matureia já receberam a 1ª dose da vacina, foram 846 idosos, 109 profissionais de saúde e 232 pessoas com comorbidades que tomaram a 1ª dose do imunizante. A 2ª dose já foi aplicada em 73 profissionais de saúde e 610 idosos. Ao todo, o município de Matureia já recebeu 1.870 doses da vacina contra covid-19.

“Eu tomei a vacina, mas venho com cuidados, usando máscara e álcool. Nós queremos a saúde para todos, a gente tem que ter cuidado com a nossa vida e com a vida do próximo”, disse Maria do Socorro Sousa, de 72 anos, que já tomou a segunda dose da vacina.

Matureia está na 3ª fase do Plano Nacional de Vacinação Contra Covid-19, realizando a vacinação prioritária do grupo de pessoas com comorbidades. O grupo de pessoas que estão sendo vacinadas no momento são populares que realizam hemodiálise de 18 a 59 anos; que possuem síndrome de down de 18 a 59 anos; pessoas com deficiência cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos, pessoas com obesidade mórbida (IMC igual ou acima de 40), pessoas que realizaram transplante, gestantes e puérperas com comorbidades de 18 a 59 anos, diabéticos por ordem decrescente da idade, hipertensos de acordo com a classificação do Ministério da Saúde, e imunossuprimidos.

Essas e outras comorbidades incluídas como prioritárias para imunização estão descritas no Plano Nacional de Vacinação Contra Covid-19. Os populares de Matureia que fazem parte do grupo são comunicados pelos Agentes Comunitários de Saúde sobre o dia de tomar a 1ª e 2ª da vacina.

Até o momento, as doses recebidas pelo município por público-alvo não abrangem o número total de pessoas, sendo assim, a Secretaria Municipal de Saúde, sob orientação do Governo Estadual, prioriza a ordem decrescente de idade dos públicos para aplicação da vacina.

Assessoria

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only