quinta-feira, 4 de março de 2021

Paraíba tem 11 casos confirmados de crianças com síndrome associada à Covid-19


Pelo menos 11 crianças tiveram diagnóstico confirmado para a Síndrome Multissistêmica Inflamatória Pediátrica (SIM-P) na Paraíba até esta quinta-feira (4). A síndrome, que é associada à contaminação por Covid-19, também causou a morte de três crianças até quatro anos de idade. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), dos 21 casos notificados, nove foram descartados e um ainda segue em investigação.

De acordo com o secretário executivo da saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, os sintomas da síndrome aparecem pouco depois que a criança teve Covid-19.

“É uma manifestação da primeira e da segunda infância, basicamente. Consiste em uma repercussão inflamatória, um efeito tardio da Covid. A criança tem os sintomas do coronavírus, estes sintomas passam e, com duas ou três semanas depois, começam a aparecer algumas manifestações como dor de garganta; vermelhidão dentro da boca, na língua e na garganta; manchas vermelhas nas partes mais claras do corpo, como a palma da mão, e nos braços”, disse Beltrammi em entrevista à TV Cabo Branco.

Em agosto de 2020, a SES-PB divulgou uma Nota Técnica alertando profissionais de saúde e secretarias municipais de saúde sobre a ocorrência e notificação imediata obrigatória da SIM-P. O registro deve ser feito, dentro de 24 horas, por meio de formulário de notificação do SUS e enviadas as demais informações necessárias no e-mail simpcovid.pb@gmail.com.

Conforme a SES, entre os sintomas mais comuns dessa síndrome estão febre elevada e persistente, acompanhada de pressão baixa, conjuntivite, manchas no corpo, diarreia, dor abdominal, náuseas, vômitos e comprometimento respiratório, associado a marcadores de inflamação elevados e evidência de Covid-19.

A recomendação da Secretaria é de que se crianças ou adolescentes apresentarem os sintomas da síndrome, os pais ou responsáveis devem procurar o serviço de atendimento em saúde mais próximo.

“Infelizmente, o quadro pode evoluir para transtornos mais graves, como inflamação nos vasos do coração, dos rins, do cérebro; descontrole da pressão arterial e até a morte. Se a criança teve Covid-19, é importante que o pai ou a mãe fique atento para observar e identificar caso algum sintoma apareça, principalmente a vermelhidão excessiva na língua e ou manchas no corpo. Se aparecer, deve-se levar esta criança para o serviço de saúde mais próximo de casa”, completa o secretário.

Boletim de SIM-P na Paraíba
  • 21 notificações;
  • 11 casos confirmados, incluindo três mortes;
  • 9 casos descartados;
  • 1 caso em investigação.

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only