quarta-feira, 10 de março de 2021

Matureia-PB: Município realizará teste swab em pacientes com sintomas da covid-19


Os populares de Matureia que apresentarem sintomas iniciais da covid-19 serão submetidos ao teste molecular (RT-PCR) que possui alta sensibilidade para identificar o vírus e detectar a doença. O exame utiliza secreções da nasofaringe (região entre o nariz e a garganta) coletadas por swab (cotonete) e já está sendo realizado na Unidade de Saúde.

O teste tem a função de identificar partes do material genético (RNA viral) do novo coronavírus, e é indicado para pessoas que apresentam sintomas sugestivos da covid-19 entre o 3º e o 7º dia após o início dos sintomas.

Além do teste RT-PCR, a Unidade de Saúde também dispõe do teste rápido de anticorpos para o novo coronavírus, usado na avaliação do estado imunológico das pessoas e que aponta se a pessoa teve ou não contato com o vírus. O teste possibilita obter resultado em torno de 10 minutos. Para esse teste, o material deve ser coletado, preferencialmente, a partir do 10º dia após o início dos sintomas para detecta os anticorpos produzidos pelo organismo.

A Secretaria Municipal de Saúde mantém a regularidade no controle da realização dos testes e divulgação de informações sobre a atual situação da disseminação do vírus no município por meio do boletim epidemiológico, que apresenta números de casos descartados, suspeitos, confirmados, ativos, pacientes internados, recuperados e óbitos provocados pela covid-19.

Assessoria

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only