segunda-feira, 1 de março de 2021

Matureia inicia nesta terça-feira distribuição de sementes aos agricultores


A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano irá iniciar na terça-feira (02) a distribuição de sementes certificadas aos agricultores de Matureia para plantio, serão entregues sementes de milho, feijão de corda, feijão comum do grupo carioca e sorgo.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento junto ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) organizou a distribuição das sementes em pontos estratégicos de entrega nas Associações de Pequenos Agricultores das comunidades rurais. As associações dos sítios Sucuru, Catolé, Santo Antônio, São João, Monte Belo e Mata Escura serão os pontos de entrega beneficiando, ao todo, 250 famílias da localidade e sítios circunvizinhos. A associação do sítio Sucuru será o primeiro ponto de distribuição nesta terça-feira (02), a partir das 7h da manhã.

A distribuição das sementes é realizada por meio do Programa Estadual de Sementes Certificadas, executado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agropecuária e da Pesca, através da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária – EMPAER.

O Secretário de Desenvolvimento Humano, Jackes Rodrigues, ficou responsável para buscar as sementes na cidade de São Mamede - PB, que serão distribuídas nos próximos dias 02, 03 e 04 de Março. São em torno de 1.400 kg de sementes.

O Programa Estadual de Sementes Certificadas atende a todos os municípios paraibanos, obedecendo ao período de plantio de cada região, de acordo com o zoneamento agroclimático publicado por portaria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Além de garantir qualidade na safra, o Programa Estadual de Distribuição de Sementes Certificadas tem como objetivo aumentar a produção e a renda do agricultor familiar, garantindo segurança alimentar e nutricional das famílias paraibanas.

As sementes têm elevado potencial genético, com cultivares de subsistência e produção de forragens, oferecendo maior resistência contra plantas daninhas, doença e pragas do solo, entre outros benefícios.

Assessoria

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only