quarta-feira, 31 de março de 2021

Mais de 70 mil pessoas ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid na Paraíba


De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, das 160.509 pessoas que deveriam tomar a d2, e já passou os 28 dias, 85.365 estão com o esquema vacinal completo e 75.144 ainda não procuraram os pontos de vacinação para tomar a segunda dose, ou seja 46%.

A campanha de vacinação contra a Covid-19 está em andamento na Paraíba desde o dia 18 de janeiro e até o momento, já foram distribuídas 656.630 doses da vacina Sinovac/Butantan e Astrazeneca/Fiocruz para os 223 municípios.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Imunização da SES, Isiane Queiroga, essa procura pela segunda dose está abaixo do esperado. Ela explica que no detalhamento da avaliação dá para perceber uma diferença na relação de doses 2 quando comparadas a quantidade de esquemas vacinais iniciados em alguns municípios.

No Brasil duas vacinas estão disponíveis até o momento – são as vacinas produzidas pelo Instituto Butantã e a da Fiocruz. A vacina do Instituto Butantã, que é a CoronaVac, tem o intervalo entre as doses de 28 dias. Após 15 dias da Dose 2, a pessoa vai estar imunizada.

A Astrazeneca, que é a vacina do laboratório Fiocruz, tem o intervalo entre elas de 90 dias e também após 15 dias da Dose 2 a pessoa deve estar imunizada. Ou seja, as pessoas que tomaram a do Instituto Butantã já estão no tempo oportuno para completar o esquema vacinal e devem procurar um posto de vacinação para isso.

Para ter a imunidade completa, é necessário completar o esquema vacinal de duas doses.

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only