terça-feira, 16 de março de 2021

Doações de sangue caem mais de 40% no Hemocentro da Paraíba e estoque precisa ser reabastecido


Houve uma queda de 41% nas doações de sangue no Hemocentro da Paraíba, fazendo com que o local entre em situação de alerta. Diante desse quadro, e com a necessidade do estoque ser reabastecido, a instituição pede que a população compareça à unidade e realize a doação de sangue. O objetivo é garantir o abastecimento de todas as unidades de saúde.

A diretora do Hemocentro da Paraíba, Shirlene Gadelha, explicou que devido ao aumento de pedido de bolsas de sangue para pacientes com Covid-19, o estoque ficou bastante reduzido.

Além disso, houve uma queda drástica na quantidade de doadores nos últimos dias. A diretora disse que a média que era de 170 doadores diários, atualmente caiu para cerca de 100 pessoas.

O Hemocentro disponibilizou um número de telefone para o agendamento da doação. Pelo número (83) 3133-3473 (WhatsApp), os doadores podem agendar a doação para qualquer dia e horário de funcionamento da instituição.

Para doar é preciso portar um documento oficial e original com foto, ter entre 16 e 69 anos – pessoas com menos de 18 anos devem estar acompanhados de um dos responsáveis legais. É importante salientar que a primeira doação deve ser realizada antes dos 60 anos. Também é preciso estar bem alimentado, saudável, ter dormido bem na noite anterior – no mínimo seis horas –, pesar acima de 50 kg e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas. Demais critérios são avaliados em uma entrevista individual (triagem clínica) que antecede a doação.

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only