quarta-feira, 31 de março de 2021

Dica 6 do enfermeiro de Teixeira, Jonas Santos sobre a COVID-19


O enfermeiro de Teixeira, Jonas Santos, continua dando dicas sobre a Covid-19 em suas redes sociais e nesta quarta-feira, 31 de março, o tema hoje é Hipóxua silenciosa, que segundo o profissional de saúde tem ocorrido bastante em Teixeira. Confira:

🎯 HIPÓXIA SILENCIOSA

🛑 ATENÇÃO: TEM OCORRIDO BASTANTE EM TEIXEIRA 🛑

🔸 O diretor da Unidade Mista de Saúde Sancho Leite, em Teixeira, o enfermeiro Diêgo Soares , observou algo incomum em vários pacientes que buscam atendimento naquela unidade como também no setor Covid municipal, a HIPÓXIA SILENCIOSA, fato que fez o diretor e enfermeiro relatar tal observação em suas redes sociais.

📌 Mas, o que é HIPÓXIA SILENCIOSA??

Antes de tudo, precisamos entender o que é HIPÓXIA!

➡️ A hipóxia é uma situação que ocorre quando a quantidade de oxigênio transportada para os tecidos do corpo é insuficiente, causando sintomas como dor de cabeça, sonolência, suor frio, dedos e boca arroxeados e até desmaios. Esta alteração pode acontecer por causa de doenças cardíacas, como o infarto agudo do miocárdio, doenças pulmonares, como asma e edema agudo do pulmão, mas também pode surgir devido anemia e pela altitude elevada.

Em pacientes com a Covid-19, a hipóxia está de ocorrendo muitas vezes de forma silenciosa, ou seja, sem sintomas aparentes. Acho que todos nós já ouvirmos a frase:

"FULANO ESTAVA SENTINDO-SE BEM, APENAS COM SINTOMAS LEVES, MAS, QUANDO "BATEU" UM RAIO-X, ESTAVA COM 50% DOS PULMÕES COMPROMETIDOS"

Muitas pessoas com coronavírus apresentam uma baixa oxigenação no sangue, o que é bem perigoso, mas não sentem falta de ar.

Apesar disso, apresentam uma queda perigosa do nível de oxigênio sanguíneo. No jargão médico, essa situação é denominada hipóxia silenciosa.

Ao apresentarem sintomas leves por alguns dias, pacientes com covid-19 que tenham hipóxia silenciosa, mostram estarem aparentemente bem. Alheios ao risco que correm, sem terem noção que o seu nível de oxigênio sanguíneo pode estar perigosamente baixo.

Isso explica o porque, que em alguns casos, quando o paciente vem descobrir a hipóxia, seus pulmões já estão gravemente comprometidos, que, dependendo da gravidade, levará o paciente a necessidade de após cair consideravelmente sua saturação, levar a intubação e alguns casos a morte.

🛑 COMO TENTAR EVITAR A HIPÓXIA SILENCIOSA?

A hipótese mais plausível é que a hipóxia silenciosa contribui para a demora no reconhecimento da gravidade de alguns casos de Covid-19. Nesse ponto, os oxímetros, aparelhos que medem a saturação de hemoglobina oxigenada, podem nos ajudar. Níveis abaixo de 94% já são um sinal de alerta, devendo o paciente procurar ajuda médica. O desafio é realizar e monitorar a oximetria em pacientes com a Covid-19 constantemente, pois, a grande maioria, não tem conhecimento da importância de medir com frequência a saturação enquanto estão acometidos pelo vírus, ou não tem o aparelho de medir oximetria em casa.

⚠️ 🗣️ CONSELHO DO ENFERMEIRO: Se puder, adquira um aparelho de oxímetro pra sua casa, o mesmo aparelho, desde que seja bem higienizado, pode ser usado por toda a família, é muito fácil de ser usado e entender sua funcionalidade, sem falar que, sabendo da tamanha importância desse aparelho, é considerado um aparelho barato, tendo um custo médio a partir de 70 reais, e facilmente encontrado em farmácias e sites.

Se não puder adquirir, veja o modo mais viável de ter um acompanhamento com um profissional de saúde que tenha o aparelho, ou, busque o centro covid do município. O fato é, monitore constantemente sua saturação enquanto estiver acometido pelo Covid-19.

Dica- Jonas Santos

Teixeira em Foco

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only