segunda-feira, 8 de março de 2021

Aumento de dias de permanência em leitos para tratamento da Covid-19 na Paraíba e mais internação de jovens sobrecarregam sistema de saúde


O número de dias de permanência em leitos para tratamento da Covid-19 na Paraíba aumento tanto em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) quanto em enfermarias. Além disso, a quantidade de pessoas jovens sendo internadas também cresceu. De acordo com o secretário Executivo de Gestão de Unidades de Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, isso contribui para sobrecarregar o sistema de saúde.

De acordo com o secretário, os pacientes têm se apresentado com maior gravidade. "Por que? Porque tem permanecido mais nos leitos, seja na enfermaria, uma média de saindo de 7 para 12 ou 15 dias, e nos leitos de UTI, uma média de permanecia saindo de 15 - 20, indo para 30 e em alguns casos 40 dias de permanência. E pacientes mais jovens sendo internados", afirmou, como o ClickPB acompanhou.

Beltrammi ainda frisou que todas essas situações têm feito com que o sistema de saúde sobrecarregue, apesar da abertura de leitos de UTI e de enfermaria em várias regiões do Estado da Paraíba. Nos próximos dias serão abertos 50 leitos no Hospital Frei Damião I, sendo 40 leitos de enfermaria e 10 de UTI. Em vários hospitais, a taxa de ocupação chegou ou está próximo dos 100%.

Aline Martins-Click PB

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only