domingo, 28 de março de 2021

Água sanitária é uma alternativa para quem quer se proteger da Covid-19


A água sanitária é um produto de limpeza conhecido e barato – um litro não passa de R$ 2. Na pandemia, o produto é uma alternativa para quem quer se proteger da Covid-19 em casa sem gastar muito. A forma correta do uso da água sanitária para o combate ao coronavírus foi mostrada no Paraíba Comunidade deste domingo (28).

Na casa de Marcia Machado, a água sanitária é uma parceira. Ela usa para limpar e higienizar tudo e relata que na época da pandemia, aumentou o uso. “Uso sempre na parte de baixo, no chão. Lavo banheiro, dou uma limpadinha no balcão. Se brincar eu acho que todo dia eu passo pano na casa. Saiu pra rua, voltou, passo pano na casa e uso água sanitária”, disse.

A dona de casa Joana Darc também usa para toda a limpeza da casa e gasta em média de 4 a 5 litros por mês na época da pandemia.
Como usar água sanitária no combate ao coronavírus

Mesmo sendo um produto tão conhecido, existe um jeito certo de usar a água sanitária – principalmente se a intenção for combater o novo coronavírus.

A professora de química Natália Andrade, explica que para ter eficiência contra o vírus, a água sanitária tem que ser diluída. Ela explica que o produto na verdade é uma solução de uma substância chamada hipoclorito de sódio, usada para ação de clareamento. Mas ao ser misturada com a água, ela vira o ácido hipocloroso – extremamente potente para processos de diluição.

Conforme a professora, a proporção correta para manter o poder de desinfecção de vírus e bactéria do produto é de 25ml de água sanitária para cada 1 L de água potável.

O produto não é recomendado para a limpeza de mãos e pele, pois pode causar alergias. MDF e superfícies com tecido também podem ficar manchadas com o uso da solução.

Jornal da Paraíba

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only