terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Teixeira-PB: Município segue sem divulgação diária do Boletim Epidemiológico para COVID-19


A nova gestão administrativa do município de Teixeira, adotou desde os seus primeiros dias de governo a não divulgar diariamente o boletim epidemiológico para COVID-19.

Até dezembro de 2020, a divulgação contendo os números de novos casos, casos recuperados, suspeitos e mortes confirmados eram divulgados diariamente, além de trazer também as informações dos bairros e comunidades onde os casos estavam ativos e do estado de internação (domiciliar ou hospitalar). Hoje a divulgação acontece somente aos sábados.

Com este espaço de tempo na divulgação, o município não traduz a realidade dos fatos no momento, já que são oitos dias de diferença entre cada publicação. O município está na bandeira laranja, de acordo com boletim estadual.

Segundo a secretaria de comunicação do município, as informações chegam para divulgação apenas nas sextas-feiras, à tarde, a noite ou até mesmo no sábado. “No que diz respeito a nós da comunicação, recebemos os dados por meio de ofício, semanalmente, geralmente as sextas a tarde, ou a noite. A partir daí passo a produzir o folder para publicação, que sai na sexta, ou no sábado pela manhã.” Disse o Secretário.

O Teixeira1.com, tentou entrar em contato com a Coordenadora Municipal de Imunização, mas, até o fechamento desta matéria não obtivemos retorno.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em ação semelhante no Pará disse que: “A Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988, consagrou expressamente o princípio da publicidade como um dos vetores imprescindíveis à Administração Pública, conferindo-lhe absoluta prioridade na gestão administrativa e garantindo pleno acesso às informações a toda sociedade”, destacou o ministro do STF.

Edney Lisboa – Teixeira 1

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only