domingo, 21 de fevereiro de 2021

Morre idosa de 114 anos que venceu a Covid-19 na PB


Olindina Juvêncio Atanásio da Silva morreu na tarde desse sábado (20), aos 114 anos, em João Pessoa. A idosa foi considerada a paciente com mais idade a se recuperar da Covid-19 na Paraíba.

Dina, como era carinhosamente chamada, nasceu no dia 25 de maio de 1906. Ela era moradora da Aspan (Associação Promocional do Ancião Dr. João Meira de Menezes) e estava internada no Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio de Miranda Burity, em Mangabeira. A idosa morreu por septicemia, uma resposta inadequada do próprio organismo contra uma infecção que pode estar localizada em qualquer órgão.

Em setembro de 2020, Olindina foi diagnosticada com a Covid-19 e passou oito dias internada na maternidade Frei Damião. Ela recebeu alta após se recuperar da doença. Em janeiro deste ano, ela recebeu a vacina contra a Covid-19.

O sepultamento foi realizado às 10h, deste domingo (21), no Cemitério do Cristo Redentor.

Olindina quando recebeu alta após a recuperação da Covid-19 (Foto: SES-PB/Divulgação)

"Devido sua idade avançada, ela apresentava um quadro clínico delicado, sendo portadora de insuficiência renal crônica, doença de Alzheimer evoluindo com infecção respiratória e urinaria de repetição", disse a Aspan, em nota.

O comunicado ainda diz: "Há 10 anos, nós somos a única família de Olindina Juvêncio. Sentiremos saudades da nossa residente que era a mais idosa do nosso lar, mas estamos confiantes que a misericórdia divina a acolheu. Depois de muitas lutas vencidas e alegrias compartilhas, nossa querida Olindina agora descansa em paz na casa do Pai Eterno".

Em uma plataforma on-line, amigos e funcionários da instituição também se despediram da centenária. Veja:


Portal T5

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only