terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Físico também prevê chuvas abaixo da média para março, abril e maio no Semiárido da Paraíba


Conforme já previu o físico, meteorologista e mestre em Meteorologia Rodrigo Cézar Limeira, a quadra chuvosa do Semiárido do setor norte do Nordeste deverá ter chuvas variando de normais a abaixo da média esse ano. O principal motivo é a temperatura abaixo do normal das águas superficiais do Oceano Atlântico Sul na altura da costa leste do Nordeste nos primeiros meses de 2021.

Cerca de 80% das chuvas que ocorrem na citada região, são provocadas por umidade que vem do referido oceano. Com o mesmo frio durante boa parte da estação chuvosa do Semiárido da PB, RN, CE, PE, norte da Bahia e porção central do Piauí, as chuvas no interior desses estados ao longo da quadra de fevereiro a maio tendem a ficar abaixo da média, fato que vem sendo observado.

Além disso, as águas superficiais do Oceano Atlântico Norte também estão mais quentes que o normal para a época, algo que é desfavorável para as chuvas nesse setor do Semiárido, pontua o físico.

Mesmo num ano de La Niña as chuvas deverão ser irregulares na região, e numa quantidade que poderá ficar abaixo do normal no Semiárido dos mencionados estados, inclusive nos meses de março, abril e maio, pontua o estudioso.

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only