quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

6ª Gerência Regional de Saúde reúne municípios para tratar do plano de arboviroses


A Sexta Gerência Regional de Saúde, através das vigilâncias epidemiológica e ambiental, conclui nesta quarta-feira 24 a série de encontros com os 24 municípios da região. O objetivo é tratar do plano das arboviroses 2021, atendendo solicitação da SES – Secretaria de Estado da Saúde, que trabalha essa questão, nesses moldes, em todo o território paraibano.

Cada apoiador regional convocou os oito municípios de sua responsabilidade para os encontros, os quais estão sendo concluídos hoje, e que ocorrem no auditório da Sexta Gerência. Os referidos municípios elaboraram seus planos ano passado, com ações direcionadas ao controle do vetor, Aedes aegypti, causador das arboviroses dengue, zika e chikungunya.

Porém não constava nessa proposta de ação dos municípios os protocolos sanitários da pandemia do coronavírus, por isso a necessidade de inclusão das recomendações apontadas para garantia de um trabalho sem riscos para os trabalhadores de saúde e população.

“São adpatações sanitárias de segurança necessárias. Os municípios farão as modificações e entregarão até a próxima sexta-feira 26 à Gerência, que se encarregará de repassar à Secretaria de Estado da Saúde”, explicou Marivalda Xavier, coordenadora regional de Vigilância Epidemiológica.

A gerente regional de Saúde, Liliane Sena, também acompanhou o processo de discussão com os municípios sobre o plano das arboviroses. “Muito importante a ação de apoio e orientação da 6ª Gerência Regional de Saúde através dos técnicos e apoiadores para a construção do plano das arboviroses. Estamos em pandemia pelo coronavírus, porém as arboviroses permanecem presentes e não devem ser negligenciadas pelos municípios. A época de chuvas chegou e a situação pode piorar, por isso é essencial que os planos de combate sejam construídos e executados pelos municípios”, enfatizou Liliane.

Assessoria

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only